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Crie uma proposta clara de valor para o seu canal People Commerce.

Uma proposta clara de valor é uma forma muito eficiente para ter pessoas satisfeitas e engajadas recomendando seus produtos. Então, quanto mais simples e atraente for a proposta de valor, mais fácil será atrair, reter e engajar lovers para seu canal People Commerce.


Se sua empresa deseja ter pessoas recomendando seus produtos é preciso explicar de forma clara para elas o que ganham em troca. Não perca tempo pensando em benefícios abstratos.


Falar para seus lovers que eles podem ter renda extra é muito diferente de falar a quantia exata que eles podem ganhar por venda. Opte sempre pela segunda opção.


Renda extra, o benefício mais comum.


Acredite se quiser, mas existem marcas que possuem lovers tão engajados com seus valores que não comissionam o canal de lovers com dinheiro por venda. O prêmio se dá em forma de produtos da marca, descontos ou outros benefícios.


Por outro lado, se tem um benefício eficiente para garantir o engajamento de lovers é sim a renda extra.



Então, vamos falar sobre as diferentes formas de ganho de receita que o People Commerce pode gerar para o lover.


Para isso, vamos separar os lovers em dois grupos:

• lovers que apenas indicam os produtos da sua marca;

• lovers que além de indicar os produtos da sua marca, prestam serviço utilizando os produtos indicados.


Para o primeiro grupo, dos lovers que apenas indicam seus produtos, a geração de renda extra fica de fato vinculada apenas ao ato deles fecharem uma venda por indicação.


Neste caso, os pontos que precisam ficar claros são:

• valor fixo em real ou percentual sobre a venda?

• qual o valor por venda?

• comissão por venda fechada ou por indicação feita?


Já para o segundo grupo, daqueles lovers que indicam seus produtos e prestam serviços utilizando os produtos indicados, a renda extra se dá não só pela venda por indicação, mas também pela prestação de serviços no pós venda.


Por exemplo, um pintor pode recomendar uma tinta e depois oferecer o serviço de pintura para a pessoa que comprou a tinta. Um jardineiro pode indicar um fertilizante para uma pessoa e depois cuidar do jardim dessa pessoa.


O ideal é que para este segundo grupo, sua empresa não só diga para o lover que ele tem o benefício de ofertar serviços agregados à venda dos seus produtos, mas que também ajude o lover a mapear quais serviços ele pode oferecer atrelados à venda e até quanto ele pode cobrar pelos serviços.


O importante é deixar claro:

• valor fixo em real ou percentual sobre a venda?

• qual o valor por venda?

• comissão por venda fechada ou por indicação feita?

• quais serviços podem ser ofertados no pós venda?

• quanto pode ser cobrado (idealmente) por cada serviço?


Propósito maior.


Já falamos por aqui sobre a importância de ter um propósito maior e o quanto isto pode ser benéfico para gerar engajamento de lovers.


Mas de novo, ao comunicar sua proposta de valor para eles, deixe claro não só o propósito por trás da marca, mas como eles estarão ajudando para realização deste propósito.


Treinamentos exclusivos.


Quando um lover se junta a sua marca, é preciso que você entenda que ele provavelmente vai dedicar tempo e esforço para sua empresa.


Por isso, é sempre interessante pensar em como será o processo de aprendizagem do lover durante toda a jornada de parceria com a marca?


É preciso treinar o lover para que ele conheça a história da empresa, se aprofunde sobre os produtos, aprimore o discurso de vendas e até mesmo para que se aprofunde sobre o modelo de negócio.


Conte para o lover desde o início, qual a rotina de treinamentos:

• como se darão os rituais de capacitação?

• qual a frequência dos treinamentos?


Vale lembrar que o lover não é obrigado a participar dos treinamentos, então quanto mais sua empresa caprichar nos conteúdos e na constância dos treinamentos melhor.


Conteúdos exclusivos.

Lover que é lover gosta de se relacionar com a marca e se sentir especial. Por isso, nem pense em só replicar as comunicações que você faz em seu instagram ou facebook para o seu canal de lovers.


Se comunique com eles, na linguagem deles, com informações a quais só eles terão acesso. Agindo assim, sem dúvida você pode incluir conteúdos como benefício exclusivo na apresentação para novos lovers e eles vão gostar.


Dica 1: é muito legal quando a marca consegue programar e já deixar avisado com que frequência os conteúdos serão entregues, mas sem deixar de lado o fator surpresa.


Dica 2: vale criar perfis sociais dedicados ao canal.

Por exemplo: a Wine tem um perfil institucional @winevinhos e outro perfil @wineeventos exclusivo do canal People Commerce.


Lançamentos antecipados e coleções exclusivas.

Ainda falando sobre exclusividade, estes são benefícios que não podem faltar. Se tem algo que deixa o lover feliz é saber que só ele pode recomendar determinada coleção ou ter acesso a algum lançamento antes dos outros canais.


É infalível.


Isto se torna um ótimo argumento de vendas e ajuda muito na ativação do canal People Commerce.

Usando novamente a Wine Eventos como exemplo: ela opera com um portfólio 100% exclusivo para os lovers.


Eventos exclusivos.


Se a sua empresa é uma marca de moda, que tal convidar os lovers para um desfile exclusivo? Se sua marca fabrica os produtos vendidos, que tal programar um passeio na fábrica com os lovers?


Tem um escritório lindo? Coffee break no escritório.

É uma loja de moda fitness? Passeio de bicicleta com os lovers?


Use e abuse da criatividade e não esqueça de registrar tudo!



Liberdade para vender se quiser, quando quiser e de onde quiser.


Deixamos este exemplo por último de propósito.


Acreditamos que seja um ótimo argumento para atrair e reter lovers, principalmente os mmais jovens. Mas não achamos que este deva ser o principal benefício da sua empresa para os lovers. É muito genérico.


Crie o lover ideal.


Tudo que falamos aqui, são benefícios comuns ao modelo People Commmerce, independente da empresa.


Para garantir que o seu canal People Commerce fique bastante atrativo e você consiga ter sucesso na atração, retenção e no engajamento dos lovers, é preciso desenhar o perfil de lover ideal e depois a persona deste lover.


Se possível, vale realizar entrevistas rápidas com pessoas que estejam enquadradas dentro da persona desenhada para melhor entendimento sobre os benefícios desejados.


Dessa forma, sua marca estará muito perto de oferecer benefícios exclusivos e se tornar ainda mais atrativa para os lovers.