BLOG

  • Julia Ferreira

Fotos profissionais com o celular

Sabia que é possível fazer fotos incríveis utilizando o celular?

Vou te mostrar algumas técnicas para fotos com o celular que vão deixar seus produtos ainda mais atraentes nas suas redes sociais e portfólio, concentrando-se, principalmente, na escolha das cores e como ela é fundamental para a composição final.


Vamos aprender a tirar máximo proveito do celular? Vem comigo!


O ponto de partida para iniciar um projeto de fotos, é ter um aparelho com uma boa câmera e entender todas as configurações e recursos que a mesma possui. Muitas vezes queremos melhorar a qualidade da foto, iluminação, resolução, mas esquecemos de dar uma bisbilhotada nas configurações - aquele iconezinho de engrenagem, sabe? - que já pode estar ajustado para você só começar a se divertir ou talvez precise de uma mãozinha.




Depois de checar se está tudo certinho, vamos a composição da foto.

A composição da foto vai depender da identidade da marca e como deseja construir a narrativa da foto para comunicar e apresentar seus produtos.


Vamos começar pelo fundo, o qual chamarei de base. Por exemplo, uma marca que tem como identidade visual aplicar seus produtos em bases com cores sólidas, sejam tons pastéis ou tons quentes, em suas redes sociais, pode utilizar materiais como cartolina, color 7, papelão, papel pluma, etc. Essa técnica cabe no bolso, hein?





Já com a base escolhida, vamos pensar na disposição dos elementos de apoio, na iluminação - pode ser luz natural ou projetada - luminária - e no protagonista: o produto.

É recomendável que os elementos de apoio possam conversar com a sua paleta de cor e, principalmente, com o produto. Como você vai organizá-los, depende da maneira a qual você quer que sua marca seja reconhecida.


Abaixo, segue um exemplo da pré-produção para que vocês consigam entender como colocar tudo em prática!



Fonte: Pinterest



Agora que você já tirou milhares de fotos, precisa selecionar as melhores e começar a edição. Essa parte é feita pelo próprio celular por meio de aplicativos grátis, que você pode baixar pela Apple Store ou Google Play, para te ajudar a chegar no resultado ideal.


Os aplicativos são: VSCO cam, Afterlight, Lightroom e Photoshop. Com eles você pode ajustar cor, recortar a foto, retocar a iluminação, nitidez, efeitos e outras infinitas possibilidades.




Resultado final - Fonte: Pinterest



Caso você esteja com a galeria de fotos cheia e não sabe como vai organizar o feed, existem aplicativos legais que você pode utilizar. Um deles é o Feed Preview e também é totalmente gratuito. Por ele você pode até gerenciar sua própria conta e programar posts para os dias que você desejar. Muito legal, né?


E ai, pronto(a) para fazer fotos incríveis com seu celular?

É hora de deixar suas redes sociais bem lindas e profissionais!

Acompanhe a gente por aqui, porque já já terão outras dicas ;)