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Satisfação gera engajamento. Conheça as principais medidas para ter sucesso no People Commerce.

Não tem jeito: ou sua empresa deixa o Lover satisfeito ou ele não fará venda.


Você deve estar se perguntando o que sua empresa pode fazer para deixar o lover engajado. A resposta é: MUITA COISA.


Mas antes de qualquer coisa, vale começar com um propósito. Pode parecer mais do mesmo, mas de fato ter um propósito definido ajuda não só a atrair lovers alinhados ao propósito da sua empresa, mas também a ativar o canal de lovers, afinal se tem algo que faz o lover recomendar seu produto é a confiança que ele tem na marca.

Muito cuidado: não tem nada mais desanimador para um lover do que a empresa falar uma coisa e fazer outra. Portanto, é preciso que sua empresa se mantenha fiel ao propósito.


Além de um propósito maior, existem outros pilares importantes para uma boa ativação do canal de lovers: proposta exclusiva de valor, capacitação, relacionamento e reconhecimento.


Começando pela proposta exclusiva de valor, vou fazer um paralelo com outro canal de venda já estabelecido: o e-commerce.


Há anos atrás, as empresas lançavam seus e-commerces achando que no dia seguinte iam estourar de vender e...FAIL.



Por quê? Porque não basta ter um e-commerce para vender. É preciso criar estratégias específicas para este canal.


No People Commerce não é diferente.

A empresa que acha que basta cadastrar os lovers e eles farão todo o trabalho sozinhos está se enganando. Preciso contar um segredo: ASSIM SEU PEOPLE COMMERCE NÃO VAI VENDER NADA. Desculpe pelo CAPS LOCK, mas é fundamental entender que o People Commerce, assim como todos os outros canais de venda, precisa de estratégias específicas.


Então, crie uma proposta de valor exclusiva para este canal: campanhas e promoções específicas, produtos e kits exclusivos, vantagens de frete e lançamentos antecipados costumam cair muito bem.


Depois de desenhar o diferencial do canal People Commerce, é muito importante trabalhar no pilar de capacitação. Como as vendas no People Commerce acontecem através da recomendação, é fundamental que seus Lovers conheçam sua empresa e seu portfólio com profundidade. Para isso, crie kits de experimentação, faça treinamentos virtuais, desenvolva materiais de apoio e conte sempre a história da empresa para os lovers.


Não esqueça que são os lovers que vão levar aos seus clientes todo o propósito e posicionamento do seu negócio, então você precisa ter certeza de que eles sabem absolutamente tudo sobre sua marca e ficam 100% confortáveis para falar dela com seus clientes.


Agora que seus lovers sabem tudo sobre a empresa é hora de relacionar e encantar. Pra isso, uma pergunta não pode ser deixada de lado pela empresa:


"como encantar e manter o encantamento do lover pela marca durante toda a jornada dele no People Commerce?"


A primeira dica neste sentido é que sua empresa crie conteúdos exclusivos para os lovers, se tornando presente no dia a dia deles, abrindo conversas e ouvindo feedbacks constantemente. Seja transparente.

(parênteses para uma funcionalidade da ferramenta que é muito útil para isto: pelo painel de gestão é possível enviar comunicações para os lovers e toda vez que isto for feito, ele será avisado com uma notificação push, o que vai ajudar a levar o lover para dentro do app da sua marca)


É muito importante também criar surpresas em datas comemorativas, convidá-los para criar em conjunto estratégias de marketing, campanhas de incentivo e de reconhecimento.


Uma forma infalível de encantar um lover é reconhecer as boas práticas dele.

(parênteses, de novo, para compartilhar uma boa prática de um de nossos clientes:

a Wine Eventos, com quase 2.500 lovers cadastrados, realiza anualmente o Wine Experience, um evento para reconhecimento dos melhores lovers)


Wine Experience 2018



Bom, essas foram as dicas que preparamos para contar neste post e que podem ajudar sua empresa a ativar o canal de lovers, lembrando que lover ativo é aquele que fez ao menos uma venda no período analisado.


Ou seja, para medir o engajamento dos seus lovers, é muito importante medir a taxa de atividade que é a relação entre Lovers ativos e Lovers cadastrados.

(mas fica de boa: pelo painel de gestão, você tem esse indicador atualizado em tempo real)


Espero que tenha gostado do conteúdo. Até mais.