- Bia Rosolino
Como construir o perfil ideal dos seus Lovers e criar conteúdos para atraí-los?
Antes de mais nada, vale lembrar que mesmo que você ainda não saiba, a sua marca já possui lovers, ou pessoas que consomem, gostam e recomendam seus produtos para familiares e amigos. Vale lembrar também que 90% dos consumidores compram produtos que foram indicados ou recomendados por alguém.
Então por que não aproveitar ao máximo a força da recomendação dessas pessoas que já amam a sua marca e ativar esse canal para potencializar as suas vendas?
Para você começar a construir o seu canal de vendas por recomendação é importante que você tenha mapeado qual é o perfil do seu Lover Perfeito.
O Lover Perfeito, como chamamos aqui, é um perfil fictício que representa a pessoa ideal para recomendar os produtos da sua empresa. Essas pessoas vão ajudar a construir uma imagem sólida da sua marca, vão oferecer um atendimento personalizado para os seus clientes e consequentemente vão ser um novo meio de alavancar as suas vendas.
Preparamos um questionário para te ajudar a dar esse primeiro passo de mapeamento dos seus Lovers Perfeitos. Você pode utilizá-lo para fazer uma pesquisa com os parceiros ou clientes que mais compram e recomendam a sua marca ou com qualquer pessoa que já demonstrou interesse em comercializar seus produtos.
Depois de coletar as respostas, o segundo passo é utilizar as informações obtidas para criar estratégias bem assertivas que vão ajudar a captar os seus Lovers Perfeitos.
Então a nossa dica é seguir esse passo a passo:
1. Analise os dados:
Após receber as respostas dos questionários, você pode analisar e identificar as características comuns, observar se existe um padrão de perfil que esteja alinhado com a imagem da sua marca e com seu propósito de valor, chegando assim a uma definição de “Lover perfeito” para o seu canal.
2. Personalize seu Lovers Perfeitos:
Nessa etapa você coloca no papel tudo que você sabe sobre seu lover. O segredo é personificar, criar nome, idade, profissão, descrever o dia a dia, objetivos e dores profissionais e pessoais.
3. Segmente seus Lovers Perfeitos:
Você tem a opção de segmentar os seus “Lovers perfeitos” em várias categorias que façam sentido para o seu negócio (Exemplo: idade ou geração / motivo pelo qual compram sua marca).
4. Crie conteúdos:
Depois de criar e segmentar, você precisa saber exatamente o que fazer para atrair os seus “Lover perfeitos”. Nessa etapa você cria conteúdos relevantes e direcionados para atraí-los, convencê-los e convertê-los.
Como fazer isso? Usando o Funil de conversão de Lovers conforme imagem abaixo.

Começamos desenvolvendo conteúdos para atrair (topo do funil), depois outros conteúdos para a convencer (meio do funil) e por fim, conteúdos para converter (fundo do funil).
Para criar conteúdo seguindo o Funil de Conversão de Lovers, indicamos seguir esse passo a passo:
- Identifique a “dor” ou problema de seus Lovers
- Mapeie as palavras chaves de interesse e que resolveriam esse problema
- Mapeie as dúvidas ou necessidades associadas a essas palavras chaves
- Transforme essas dúvidas em potenciais peças de conteúdo de forma que chame a atenção dos Lovers
Que tal ver como funciona na prática?
Para facilitar o entendimento e te ajudar a replicar para sua empresa, vamos usar um exemplo de uma marca de roupas e acessórios de esportes que está começando a construir seu canal de vendas por recomendação e gostaria de captar Lovers para recomendar e vender seus produtos.
Então você já fez o primeiro passo, preparou o questionário, enviou para parceiros, clientes fiéis e amigos e recebeu as respostas.
Agora vamos seguir o passo a passo para criarmos as estratégias perfeitas para captar os Lover Perfeitos.
1. Análise de dados:
Você analisou e identificou que existem algumas respostas que se repetem com frequência e que estão alinhadas com o seu propósito de valor.
· Pessoas entre 20 e 40 anos
· Pessoas que são consumidores da sua marca e indicam
· Pessoas que fazem exercício físico diariamente
· Pessoas que dão aulas seja de yoga, funcional ou outro exercício físico
· Pessoas que tem como objetivo aumentar a renda
2. Personalização do Lover perfeito
Com base na tabulação das respostas acima, você chegou a definição de 2 tipos de Lovers perfeitos, deu um nome para cada um deles e descreveu suas principais características:
Rafael Andrade:
· Personal trainner, casado, 38 anos.
· Trabalha em grandes academias como a Bodytech
· Seu hobbie é jogar futebol com os amigos e viajar com sua família
· Seu principal desafio é que com a crise, as academias fecharam e ele perdeu vários alunos, então precisa recuperar esse dinheiro de alguma forma
· Seu grande objetivo é viajar para fora do Brasil com sua família
· Não consome a sua marca, mas a maioria dos seus alunos sim
Katharina Melo:
· Professora de yoga, solteira, 27 anos.
· Da aulas particulares de yoga, na casa de seus alunos e em alguns studios
· Seu hobbie é viajar para lugares de natureza com os seus amigos e cachorros
· Seu principal desafio é a distância entre um lugar e outro que ela dá aula, perde muito tempo se locomovendo
· Seu grande objetivo é conseguir abrir seu próprio studio de yoga
· É consumidora da sua marca e gosta muito principalmente da linha de yoga
3. Segmentação
Com base nos itens anteriores você chegou a 2 grandes categorias de lovers perfeitos:
1. Personal Trainers (funcional / luta / esportes no geral)
2. Professores de Yoga
4. Criação de conteúdo
Depois de definir e segmentar o seu Lover perfeito, é importante criar conteúdos para atraí-los. Seguiremos então o passo a passo com base no “Funil de Conversão de Lovers”
- Dor dos lovers (personal trainers & professores de yoga):
Eles precisam de uma renda extra para conseguir juntar dinheiro para
abrir seu próprio negócio ou para conquistar objetivos pessoais.
- Palavras-chaves de interesse que resolveriam esse problema:
Juntar dinheiro / Renda extra com esportes / Studio yoga / vencer crise / Roupas esportivas / Acessórios yoga
- Dúvidas ou necessidades associadas a essas palavras chaves

- Transformação da dor em conteúdo

E aí, gostou? Espero que essas dicas te ajudem a identificar e estruturar o caminho para encontrar os “Lovers Perfeitos” para o seu canal de vendas por recomendação.
Ah, e você sabe que pode contar com o People Commerce para te ajudar a implementar esse novo canal de vendas, né? Se quiser saber mais informações, é só mandar um e-mail para contato@onawa.me.
Até a próxima!