A eficiência do marketing boca a boca.
O Marketing Boca a Boca, apesar de ser uma prática muito antiga, cada vez mais é a estratégia mais eficiente para conquistar clientes.
Não sou só eu que falo isso, quer ver?
“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo.” – Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.
"Os melhores influenciadores de uma marca são os próprios clientes."- Alfredo Soares, Sócio da Vtex.
"Uma marca não é mais o que ela diz que é para os consumidores. É o que eles dizem uns aos outros que ela é." - Scott Cook, Fundador da Intuit.
A toda hora e em todo lugar, pessoas indicam produtos e serviços umas as outras.
Vai dizer que você nunca comprou algo influenciado por outra pessoa?
Para demonstrar o poder da recomendação como gerador de vendas, separei uma enxurrada de dados que compartilho abaixo:
• 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda
(Fonte: Nielsen)
• 43% das pessoas se sentem mais à vontade para comprar um produto quando o descobrem nas redes sociais.
(Fonte: Nielsen)
• 68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações online.
(Fonte: Nielsen)
• Avaliações online são a terceira maior fonte de confiança na hora de comprar.
(Fonte: Nielsen)
• 30% dos consumidores dos Estados Unidos confiam na recomendação de familiares e amigos ao pesquisar medicamentos.
(Fonte: Orc International)
• 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boca a boca.
(Fonte: Nielsen)
• 84% dos consumidores afirmam que confiam parcial ou totalmente em qualquer recomendação de algum membro da família.
(Fonte: Nielsen)
• 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um produto ou serviço.
(Fonte: Nielsen)
• 56% de todos os consumidores do mundo aprendem sobre novos produtos através de recomendações de familiares e amigos.
(Fonte: Nielsen)
• 58% dos consumidores compartilham experiências boas que têm, além de pedir a opinião de amigos e familiares quando estão falando sobre marcas nas redes sociais.
(Fonte: SDL)
• Conselho de amigos e familiares representa 77% na escala de persuasão quando se trata de informação sobre novos produtos.
(Fonte: Nielsen)
• 30% de todos os consumidores descobrem a existência de alguns produtos através das redes sociais de amigos. (Fonte: Gladson)
• 62% dos consumidores na Europa afirmam que assistem a trailers de filmes se, mesmo sem gostarem, seus amigos Curtirem no Facebook.
(Fonte: European Commission)
• 14% dos mesmos entrevistados europeus afirmaram que usaram o smartphone para falar com amigos ou familiares enquanto estavam no ponto de vendas escolhendo o produto.
(Fonte: ComScore)
• 40% dos cineastas valorizam recomendações postadas por amigos ou familiares em mídias sociais.
(Fonte: Nielsen)
• 21% das vendas de livros se originam das recomendações boca a boca.
(Fonte: Nielsen)
• De 20% a 50% das compras são o resultado de uma recomendação de boca a boca.
(Fonte: AdAge)
• 74% de todos os consumidores percebem que o boca a boca é o influenciador chave na decisão de compra. (Fonte: AdWeek)
• Marcas que conseguem gerar mais intensidade emocional recebem 3 vezes mais recomendações do que as marcas que se conectam menos com seus clientes.
(Fonte: Keller Fay)
• O discurso do próprio consumidor, induzido pelo marketing boca a boca, gera mais de 2x as vendas de publicidade paga.
(Fonte: McKinsey)
• Consumidores que são recomendados por outros consumidores costumam ter 37% a mais de retenção com a marca.
(Fonte: Deloitte)
• Um consumidor que vem através da indicação boca a boca possui um Life Time Value (LTV ou tempo de vida com seu produto) de 16% a 25% maior.
(Fonte: Wharton School of Business)
• O Marketing de Indicação Boca a Boca é a principal ferramenta de marketing usada por pequenos negócios.
(Fonte: eMarket)
• Consumidores que chegam através da recomendação boca a boca de algum amigo costumam ser mais leais à marca do que os consumidores que chegam advindos de métodos tradicionais de Marketing.
(Fonte: Associação Americana de Marketing)
• 39% dos entrevistados afirmam que preferem incentivos financeiros para recomendar produtos e serviços, do que recompensas tradicionais.
(Fonte: B2B Marketing Mentor)
• 72% dos profissionais de Marketing e Vendas não entendem o valor do Marketing Boca a Boca e nem potencializam essa ferramenta de vendas.
(Fonte: Loyalty360)
• Mais de 50% dos entrevistados estão mais propensos a recomendar um produto ou serviço se receberem um incentivo ou benefício no programa de indicações.
(Fonte: B2B Marketing Mentor)
• As recompensas são importantes para aumentar a probabilidade de indicação boca a boca em encontros casuais entre os consumidores.
(Fonte: Associação Americana de Marketing)
• Em 2018, os os influencers movimentaram US$ 4 bilhões no mundo, por meio do Marketing de Recomendação ou o tradicional boca a boca.
(Fonte: Novarejo)
• Clientes referenciados são melhores do que não referenciados. Isso porque, eles têm:
- LTV (Lifetime Value) 25% maior
- 20% mais AOV (Average Order Value), ou seja, a média de total gasto, a cada ano
- 15 pontos a mais no NPS
- 18% menos chances de churn
- 25% mais lucratividade
- de 4 a 5 vezes mais chances de indicarem outros novos clientes
(Fonte: Extole)
E aí, o que achou dos dados acima? Curtiu?
Você sabia que o People Commerce pode ajudar sua empresa